Os 7 Princípios do Cooperativismo

 
alt Os pioneiros do cooperativismo idealizaram o seu movimento baseados em alguns princípios básicos a serem seguidos. Cerca de 150 anos depois, os ideais ainda são mantidos, apenas adaptados para a realidade moderna. Em novembro de 1995, em Manchester, Inglaterra, no XXXI Congresso da ACI, foram votadas as últimas modificações nos sete princípios cooperativistas.
 

1º Princípio - Adesão Livre e Voluntária:

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar seus serviços e assumir responsabilidades como associados, sem discriminação social, racial, política, religiosa e de sexo. O princípio da porta aberta, todavia, não deve ser tomado com um sentido absoluto.

2º Princípio - Gestão Democrática pelos Cooperados:

As cooperativas são organizações democráticas, controladas por seus associados, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. A gestão democrática é a essência operacional do cooperativismo. 

3º Princípio - Participação Econômica dos Cooperados :

Os cooperados contribuem eqüitativamente para o capital de suas cooperativas e o controlam democraticamente. Pelo menos parte deste capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os associados recebem, habitualmente, uma limitada remuneração – se houver – ao capital subscrito, como condição de sua adesão. Os excedentes são destinados a um ou mais dos seguintes objetivos:
• desenvolvimento de suas cooperativas, eventualmente por intermédio da criação de reservas, parte das quais, pelo menos, será indivisível.
• benefício dos associados, na proporção de suas transações com a cooperativa. 
• apoio a outras atividades aprovadas pelos associados.

4º Princípio - Autonomia e Independência:

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, geridas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações – incluindo instituições públicas – ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus associados e se mantenha a autonomia das cooperativas.

5º Princípio - Educação, Formação e Informação:

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus associados, eficazmente para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação. 

6º Princípio - Intercooperação:

As cooperativas servem de forma mais eficaz a seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, por intermédio das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

7º Princípio - Interesse pela Comunidade:

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado de suas comunidades, por meio de políticas aprovadas pelos seus associados.
 

Quer se filiar ao maior Sistema de Cooperativas do Brasil?

 
Seguros

Seguros

  O Sicoob protege você e seu patrimônio! Aqui você encontra uma linha completa de seguros com coberturas variadas que se encaixam perfeitamente no seu orçamento. Conheça as inúmeras vantagens...

2ª Via de Boleto

2ª Via de Boleto

O Sicoob disponibiliza para você a emissão da 2ª via de boleto, você acessa boletos emitidos pelo Sicoob e registrados pela empresa cedente e emite a 2ª via...

Poupança Sicoob

Poupança Sicoob

Investir no futuro da sua família é investir na sua tranquilidade. A Poupança Sicoob é um investimento prático e sem burocracia, para você não perder tempo. Assim, você aproveita todas...

Relatório de Gestão 2012

Relatório de Gestão 2012

É com satisfação que apresentamos os números do Sicoob Empresarial que em conjunto com seus associados, em 2012, contribuíram para o alcance dos seus objetivos. A grandeza dos...

Caixas Eletrônicos

Caixas Eletrônicos

  Além das cooperativas e postos de atendimentos (PA), você conta com a facilidade de mais de 1.600 caixas eletrônicos localizados em pontos estratégicos e de grande movimento como:...

Cartões Sicoobcard PF

Cartões Sicoobcard PF

Sabemos que as pessoas têm prioridades diferentes e, pensando nisso, estamos sempre inovando e criando novos produtos para atender as necessidades de cada associado. Por isso, os cartões Sicoobcard foram feitos...

Central de Relacionamento



Boletim Informativo

Nome:
Email:

Contato Rápido

Email:
Assunto:
Mensagem: